sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ALICE CAYMMI - HERANÇA QUE MOTIVA



Por Pedro Paulo Rosa
Foto: Divulgação 

Alice Caymmi começa seus passos na música desde cedo, mas é agora que o impulso do palco a chamou. A música, companheira de Alice desde o útero, encheu a moça de beleza. A beleza dos Caymmi. Dorival, seu avô, Danilo, seu pai. 
Alice não tem medo do sobrenome nem da construção musical impecavelmente peculiar de sua família. Pelo contrário, assume com tranquilidade e lucidez essa herança que motiva. A cantora separou um pedaço de seu tempo para conversar com O HÉLIO.  

O HÉLIO: De que maneira  a música foi entrando e se consolidando na sua escolha profissional?
ALICE CAYMMI: A música sempre esteve presente na minha vida. A única coisa que mudou foi a idéia da arte como profissão. Sempre cantei e componho desde menina, mas me considerei artista após a idade adulta.

O Hélio: O que mais te emociona no seu trabalho musical?
ALICE: Eu não me emociono comigo mesma porque o que eu faço eu faço por mim mas para os outros.

O Hélio: Fala mais dele para O HÉLIO
ALICE: Eu lancei o meu primeiro disco há poucos meses e sinto que as consequências dele estão sendo muito boas. Espero que um trabalho autoral possa consolidar a minha personalidade aos olhos do público.

O Hélio: A sua herança musical familiar interfere/interferiu na sua produção musical, ou na maneira pela qual você se apresenta em público?
ALICE: Interferiu das duas formas. Mas, por mais que eles sejam a minha referência de origem eles pouco participam da minha vida prática na arte. Ninguém interveio no meu disco nem nas minhas composições.

O Hélio: Como a música te motiva?
ALICE: Ela é a maneira que eu encontrei de me colocar no mundo. Não imagino viver sem a arte. A minha necessidade de me expressar transcende qualquer prioridade.

O Hélio: Qual canção da família que você mais gosta de interpretar?
ALICE: Sargaço Mar, do meu avô (Dorival Caymmi).

O Hélio: Está procurando alguma marca para o seu trabalho ou acha que já a encontrou?
ALICE: Eu encontrei uma marca para este trabalho "Alice Caymmi". Os outros já são outra historia...

O HÉLIO: A internet é sua parceira? Ajuda a divulgar?
ALICE: Sim, mas não é tudo. Às vezes, o mundo virtual pode enganar a gente. Mas conto com ele quase sempre.

Alice Caymmi e Danilo Caymmi estarão juntos no palco do Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia (Centro, Rio de Janeiro), no dia três de janeiro, às 19 h 30.


Alice cantando a música "Sargaço Mar", cuja autoria é de seu avô, Dorival Caymmi
http://youtu.be/Ouu1rwq1lVc 

Nenhum comentário:

Postar um comentário